domingo, 25 de agosto de 2013

Por que ignoramos a graça de Deus?


Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.
Romanos 5:20

Culpa... o que é a culpa? Culpa é o termo que usamos para os sentimentos negativos que repetidamente sentimos quando cometemos um erro que consideramos grave, ou quando fazemos algo que não gostaríamos de fazer.
Desta forma, a culpa nos assola quando simplesmente erramos. Porém, enquanto seres humanos, somos muito limitados, fazemos escolhas erradas, falamos coisas impróprias em vários momentos e nossas atitudes estão muito ligadas à forma com a qual fomos criados, assim como, questões culturais e sociais pelas quais agimos e pensamos. Desta forma, cometer erros é bastante comum, porém, como lidamos com estes erros é o que diferencia o sentimento de culpa extremo, da consciência de que há uma nova oportunidade de recomeçar e acertar.
Como cristãos devemos entender, que conservar o sentimento de culpa por anos, ou por toda a vida, não é um ato sábio. Primeiro porque a Bíblia nos mostra que Deus perdoa os nossos pecados e se esquece deles, Ele os lança no mar do esquecimento:

Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Miquéias 7:18-19

 Muitas vezes achamos que fazer algo de errado, é estar fadado a conviver com a culpa por causa deste erro pelo resto da vida. Porém, pensar assim é viver escravo da culpa e ignorar a graça de Deus.
Graça quer dizer “favor imerecido”, ou seja, não há nada que façamos para merecer a graça. A graça de Deus foi dada a nós porque não poderíamos, de forma alguma adquiri-la.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9

Deus sempre soube que iríamos cometer erros e que nos sentiríamos culpados por isso. Foi assim, desde o início com Adão e Eva. Eles desobedeceram a Deus e se sentiram muito culpados, tentaram até se esconder de Deus, esconder o seu erro, com isso eles se afastaram de Deus. Porém, o próprio Deus tomou a iniciativa de nos trazer de volta para perto Dele, Ele decidiu nos perdoar e este perdão nos salva. O pecado nos afasta de Deus, porém, pela sua Graça, somos levados novamente para os Seus braços.
Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. 
Romanos 5:20

Isso é a Graça de Deus que nos dá condições de não cultivar nenhum sentimento de culpa. Pois, Jesus morreu para que não precisássemos viver culpados, sem expectativas e envergonhados. É por causa da graça de Deus manifesta em Jesus ao morrer por nós, que podemos ser libertos de toda e qualquer culpa. Não precisamos carregar mais este fardo nas costas, Jesus já fez isto.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Isso não significa, de forma alguma, que devemos então continuar pecando voluntariamente, como afirma Paulo na carta aos Romanos:

Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!
Romanos 6:14-15

Errar deve ser involuntário. O erro, muitas vezes, é resultado de tentativas de acerto, ou seja, querer acertar pode ser a causa do erro e o sentimento de culpa é resultado disso. Paulo afirma neste mesmo texto, que quando pecamos voluntariamente estamos nos oferecendo como escravos do pecado e ignorando a graça de Deus.

Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
Romanos 6:16

A justiça aqui, também é sinônimo de graça, pois justiça não está ligada a condenação e sim a justificar, tornar justo. Somos justos por causa do sacrifício de Jesus, não porque somos bons.
Então viver se sentindo culpado por erros e pecados é ignorar a graça de Deus, não dando valor ao seu sacrifício. Não espere que Jesus seja pregado novamente na cruz e de lá mencione seu nome e se dirija especificamente a você dizendo: “Fulano de tal, seu pecado está perdoado”, para que você se sinta de fato perdoado e não mais culpado. Jesus já pagou o preço, foi um sacrifício único, trata-se de uma aliança eterna.

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:9

Portanto, viva na graça de Deus e liberte-se dos pecados que carrega, entregue tudo a Ele. Não ignore a graça de Deus!


 
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário