segunda-feira, 8 de julho de 2013

Somos apenas pó

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7

Não é de hoje que a vida humana vem sofrendo modificações, consequentes dos próprios atos do ser humano. Se a tecnologia hoje é indispensável, é porque o homem é tão versátil e criativo, que foi capaz de criar algo tão poderoso e destrutivo quanto a si mesmo. É isso mesmo. O homem tem a capacidade não apenas de destruir coisas materiais, mas também de destruir vidas, autoestima, sonhos, esperanças e o que mais você puder imaginar neste momento. Mas isso tem um limite.
O lamento de uma forma geral, nos últimos anos está ligado à igreja, espaço físico e também no sentido de pessoas. É que a Igreja passou a não fazer mais nenhuma diferença na vida de muitas pessoas. Aquilo que antes era função do Inimigo, a Igreja toma para si, sem fazer cerimônia:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir (...).
João 10:10a

Ah sim, o povo aprendeu com ele. O professor foi substituído e os alunos que são tão aplicados e obedientes, seguem a risca os preceitos do seu mestre, ou seja, aprende-se a roubar, a matar e a destruir sonhos, expectativas, esperança, amor, amizade, fé. Isso é colocado em prática perfeitamente desde os comentários “sem maldade”, até as puxadas bruscas de tapete entre os “irmãos”.
E se há algo tão mortal quanto atirar em alguém a queima roupa, são os julgamentos das ações dos outros e as fofocas de fundo de igreja, mascarados pela tão conhecida e utilizada, hipocrisia.
Nunca foi nosso papel enquanto reles mortais, julgar outros reles mortais. Essa função cabe a alguém muito maior do que nós. Aliás, nem podemos imaginar o tamanho do seu poder e do seu senso de justiça. Porém, fazemos melhor do que isto, nós queremos ser Ele:

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, MAS JUIZ. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
Tiago 4:11-12

Isso significa que quem julga é o que? Juiz. Mas se Deus é o único e justo Juiz, enquanto seres humanos, ao julgar alguém, fazemos o que? Nos comparamos a Deus. E que ousada essa tarefa, comparar-se a Deus. Será mesmo que alguém em sã consciência deveria ousar fazer isso?
Há algum tempo atrás alguém disse, na igreja, “Que caras de pau, voltarem aqui depois do que fizeram...”. Porém, eu me pergunto, não são mais caras de pau estes que apesar dos longos anos comendo Bíblia, arrotam palavras tão preconceituosas e julgadoras? Os que ficam duas horas falando de amor, mas viram o rosto, ignoram alguém que pecou? Que vão todos os dias para a igreja, mas não perdem a chance de detonar alguém com palavras de ofensa e fofocar da vida alheia sempre que podem? Que se acham superiores há qualquer outra pessoa?
Isso tudo, simplesmente porque esquecemos de onde viemos, que somos feitos de algo tão comum, que as pessoas pisam, varrem e desprezam, o pó. A matéria-prima de fabricação do homem é o pó. Pó este, que não resiste nem a uma chuva fraca. Ah, mas o homem, pobre homem, se acha um serzinho tão superior...

(...) até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19

            Esse é um fato bem esquecido, num tempo em que muitas pessoas acham que a Bíblia foi escrita para diferentes tipos de pessoas. Os versículos “bons”, de bênçãos, amor e outras coisas boas, para os que se acham absolutamente “santos, que nunca pecam” (será mesmo que há alguém assim?) e os versículos “ruins”, de exortação para o resto da humanidade. Ou seja, para o primeiro caso o fato de Jesus ter morrido como morreu, não faz diferença nenhuma, pois afinal, quem é limpinho e cheirosinho, sem pecado, sem nada que o condene, não precisa de Salvador, vai direto para céu. Só tem um detalhe, esse tipo de pessoa existe?

Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23

            TODOS pecaram e se Deus não tomasse uma atitude estaríamos condenados a viver separados Dele e de seu Reino para sempre. Não temos condições de acusar, de rejeitar, ou desprezar ninguém. Porque todos nós deveríamos ser acusados, rejeitados e desprezados, porque somos infiéis, pecadores e não merecemos o amor de Deus.
Somos iguais, temos a mesma matéria-prima, o pó. Somente alguém maior que o pó, pode tomá-lo nas mãos. Somente Deus pode fazer isso. Porque Ele é o Ser Supremo com a grande mão e nós somos apenas pó.
É necessário lembrar-se de onde viemos, porque é exatamente para lá, que iremos voltar.

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Tiago 4:14


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário