terça-feira, 20 de setembro de 2011

A aparência e a vida com Deus

Estive pensando um pouco hoje a respeito de como a aparência influencia o estado de ânimo das pessoas. Estar com o cabelo bem cortado, liso, hidratado, sobrancelhas bem feitas, unhas bem pintadas, sempre limpas, coisas básicas, mas que para muitos é motivo de vida ou morte. A escova progressiva, por exemplo, tem se tornado uma coisa quase que essencial para as mulheres hoje em dia. Dificilmente encontramos uma mulher que nunca tenha feito nenhum tipo de alisamento, mechas, aplique, tintura... dessas coisas depende a autoestima das mulheres nos dias de hoje.
Passamos horas a fio em frente ao espelho nos maquiando, penteando, alisando, enrolando, e às vezes saímos de frente dele sem a certeza de que estamos realmente bem e de que está tudo certo. A satisfação parece nunca acontecer de verdade. Há quem diga à uma mulher de cabelo crespo, bem rebelde e que por mais produtos e cremes que passe, nunca está aparentemente bonito: “Você tem que se aceitar!” Mas observe que quem faz este tipo de comentário e dá este tipo de “conselho” geralmente tem os cabelos lisos e aparentemente perfeitos. Então, isso é hipocrisia ou falta de noção de realidade?
Infelizmente a má aparência física muitas vezes, chega a causar depressão em algumas pessoas. Pois afinal, não é pela aparência que se consegue, por exemplo, um bom emprego? Não é por meio dela que se é notado na sociedade, que se é respeitado e valorizado? O problema é que as pessoas estão sempre querendo mais, além do realmente precisam. Andar na moda a qualquer preço, estar em evidência por meio da aparência. Usar as melhores roupas, os melhores calçados, os mais caros, os mais bonitos. É sempre mais! Não estou pretendendo neste artigo, exaltar a aparência e sim fazer dela um bom motivo para encontrarmos com Deus. Mas, como podemos fazer isso?
Geralmente passo em média de 45 (quarenta e cinco) minutos até 1 (uma) hora tentando alisar meus cabelos rebeldes. Então pensei, em quantas horas estou dedicando para buscar a Deus e entender seu propósito para meu curto tempo nesta terra? Quanto tempo do meu dia, ou da minha semana tenho dedicado a entender porque Deus me colocou neste lugar, nesta casa, neste bairro, nesta cidade, neste país, neste mundo?
Fato é que passamos tempo demais cuidando da nossa pequena fortuna, a aparência. E nos esquecemos de que Deus nos diz que o maior tesouro não pode ser corroído por traça, nem roubado por ladrões, nem nada desse tipo. O tesouro que Deus nos oferece não é material. E então, depositamos todas as nossas fichas em nosso pequeno tesouro, enquanto Deus está dizendo: “Onde está o teu tesouro aí também está o teu coração” Mateus 6.21. E então, será assim mesmo? Vamos simplesmente esquecer o preço pelo qual fomos pagos para que possamos ter um lugar junto a Deus e não ao contrário? Vamos ignorar que somos frutos da misericórdia de Deus que se renova a cada manhã e continuar reclamando o dia todo da nossa fútil e passageira aparência?
A Bíblia diz que os homens olham para a aparência, porém Deus olha para o coração. E quem é que consegue enxergar dentro do coração de outra pessoa? Um mágico? Um médico? Um exame de Raio-X? Não. Apenas Deus consegue ver o mais íntimo do coração das pessoas. Aquelas coisinhas pequenas que nos deixam tristes ou felizes e que nunca sabemos realmente o que é, apenas Deus vê cada detalhe.
Então vamos nos aproximar mais de Deus. Se gastamos horas em salões de beleza, barbearias, academias, lojas, por que não podemos passar algumas horas com Deus? Estamos sempre cansados quando o assunto é Deus, oração e Bíblia. Estamos sempre exaustos demais. A semana foi muito puxada, o trabalho da faculdade, os filhos, o marido, qualquer coisa é desculpa para não falarmos com Deus. Porém, não nos chateamos quando precisamos ficar algumas horas no cabeleireiro, porque sabemos que o resultado da espera irá compensar. Então gaste um tempo com Deus, fale com Ele, agradeça. Quando você começar a pensar nos motivos que tem para agradecer a Deus, você verá a infinidade de coisas pelas quais pode dizer: “Muito Obrigado Senhor!”
“O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”
1Samuel 16.7b
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário