segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Coragem! Sou eu. Não tenham medo!

Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma!" E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo!".
Mateus 14:25-27

É bastante comum, de vez em quando vir à mente uma lembrança do passado. Às vezes, algo bom, outras vezes, nem tanto. Há pessoas que vivem do passado, como se estivessem presas a ele e isso impede que vivam o momento presente, que aproveitem o que têm agora, porque seus pensamentos estão apenas nas lembranças de dias que não existem mais, talvez por medo de enfrentar o hoje, o novo, o desconhecido. 
Muitas vezes deixamos de viver, amar, rir, seguir em frente, glorificar a Deus no momento presente, porque estamos aprisionados ao passado, o qual não pode ser mudado, nem voltar. Não existe esta possibilidade. E sabe porque existe? Simplesmente porque Deus quer fazer algo novo na minha e na sua vida. Mas, pra isso, é preciso que você tenha coragem!
Há uma passagem bíblica na qual Jesus anda por sobre o mar. Porém, quero destacar a parte em que Pedro também anda por sobre o mar e vai ao encontro de Jesus:

“(...) “Senhor” disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e , começando a afundar gritou: “Senhor, salva-me!”. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”
Mateus 14.28-31 

Este fato é apenas um dos destaques dados ao poder manifesto por Jesus neste texto. O poder é tão grande, que Ele pode andar sobre o mar. Será que existe algum ser humano (além de Pedro, descrito no texto bíblico) que já tenha conseguido andar sobre o mar? Porém, mais do que coragem, Pedro precisou de fé, precisou crer que Jesus estava ali e não iria deixá-lo afundar.
Quando Jesus disse “Venha”, Ele estava dizendo: “Eu estou aqui, não esqueça que eu tenho domínio sobre o mar, não vou te deixar morrer, você consegue”. Pedro ouvindo aquele “Venha”, saiu do barco, andou sobre as águas e estava indo ao encontro de Jesus, até ai estava tudo muito bem. Mas olha o que aconteceu depois: Mas, quando reparou no vento, ficou com medo (...)”. O vento, os desafios do mar, as águas profundas estavam ali o tempo todo, mas quando Pedro esqueceu do “Venha”, quando deixou de lado a palavra de segurança, esqueceu quem estava a sua espera e reparou no vento, ou seja, ele deu importância ao vento e ficou com medo. Quando isso aconteceu Pedro começou a afundar. Quando desviamos nosso olhar de Jesus, começamos a reparar no vento forte, nas águas profundas, nas dificuldades, ficamos com medo e afundamos.
Afundamos em nossa tristeza, na incerteza do presente e mais ainda do futuro. Limitamo-nos, travamos, não queremos mais, temos muito medo. Porém , não é o medo que nos fará chegar a algum lugar, ou é? Compreenda hoje que é necessário ir em frente, vencer o medo, caminhar confiante em Deus, com fé e esperança. A vida não é fácil, ela é composta por desafios mesmo, por situações que não gostaríamos de enfrentar. Mas é preciso seguir com fé, mantendo os olhos sempre em frente, tendo Jesus, aquele que pode todas as coisas como nosso alvo.
Ele está dizendo “Venha”, está dizendo também, “Confie, creia, sorria, enfrente, siga, vá até lá, seja forte, você é mais do que vencedor.” Ele está dizendo pra você hoje: “Coragem! Sou eu. Não tenha medo!"

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário