sábado, 7 de fevereiro de 2015

Tenha compaixão


Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite.
Salmos 31:9

Uma semana após ter me mudado para a África Oriental, fui chamada a um hospital no norte da Uganda para ajudar um garoto chamado Olwa Elly que ficara órfão. Havia feito amizade com ele meses antes em uma curta visita à Uganda. Fiquei triste ao chegar e encontrar esse menino de 9 anos deitado apático numa maca imunda de uma enfermaria cheia, sem profissionais suficientes, infestada de moscas. O menino saudável e ativo que eu conhecera agora uma criança emaciada, com uma doença não diagnosticada que o deixara irreconhecível.
Dois dias depois, Olwa Elly morreu. Assumi a triste tarefa de escolher sua roupa e o caixão para ser enterrado, e depois me juntei a seus parentes e amigos que choravam ao colocar seu corpo jovem no descanso.
Olwa Elly foi o primeiro de 11 funerais de crianças que assisti durante meu primeiro ano em Uganda. Descobri que na África – um continente com alarmantes e elevadas taxas de mortalidade infantil, multidões estão cansadas do aguilhão da morte.
Ouvi homens africanos, mulheres e crianças, vez após vez chamar como o salmista Davi, que suplicou: “Ó SENHOR Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito! Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida” (Salmo 31:9-10).

[...] destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse!
Isaías 25:8

Você e eu podemos não saber como abolir as guerras, a corrupção e as doenças que consomem vidas de milhões de africanos a cada ano, mas temos sim, a capacidade de orar pelos desolados em terras estrangeiras.
Peça hoje a Deus para lhe mostrar como orar pelo sofrimento ao redor do mundo. Deixe que Sua compaixão o encha, de forma que você possa fazer eco ao que o profeta Isaias disse: “O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados” (Isaias 50:4).

Texto de Roxanne Robbins

Agora pense...
Reflexão de Telciane Machado

A palavra COMPAIXÃO quer dizer AMOR EM AÇÃO. Então, qual será sua atitude de amor em ação hoje, amanhã, nesta semana? Há muitas pessoas ao seu redor que não têm o mínimo daquilo que um ser humano precisa para sobreviver. Faça alguma coisa. Você pode, só precisa querer!

Image and video hosting by TinyPic

Um comentário: